Início » Crítica » Fanatismo

Fanatismo

Algumas críticas que antes seriam tabus hoje em dia são discutidas com maior liberdade e posicionamento crítico. Por exemplo, a crítica que surge ao fanatismo religioso. Há muitos séculos, qualquer ideia contrariando os princípios da Igreja era inadmissível. As pessoas obedeciam às leis da Igreja por sentirem medo de contestá-las, até em suas próprias mentes. Quando conseguimos nos desvencilhar do poder que algo exerce, somos capazes de analisar racionalmente o que aquela crença está exercendo sobre nós e os outros. Por exemplo, hoje somos capazes de criticar e até combater os dogmas da Igreja, porque conseguimos criar outras interpretações para o que era absoluto. Apesar da polêmica e da resistência de muitos, a discussão é possível.

Além disso, acho que hoje em dia torna-se até difícil centrar todas as características de uma coisa em uma Instituição. Exemplo: O que seria “A Igreja” hoje em dia? O Vaticano? Mas até o Papa atual parece dar uma margem maior para interpretações, sem impor uma verdade. Existem inúmeras vertentes religiosas, que podem ser tão impositivas como a Inquisição da Idade Média – ou o contrário. Fora as pessoas que compõe essas vertentes religiosas, que podem ser mais liberais ou conservadoras dentro de cada crença.

Usei o fanatismo religioso como exemplo porque ele é bastante criticado hoje. Porém vejo o mesmo fanatismo em algumas outras crenças que existem por aí, no nível de um fanatismo religioso. Exemplo: a oposição “direita” e “esquerda” é levada tão a ferro e fogo algumas vezes, que se assemelha a um fanatismo religioso dos mais delimitadores, obtusos e generalizantes. Julgando as pessoas de uma mesma crença como se fossem todas objetos saídos de uma mesma linha de produção. A oposição existe porque se baseia em princípios diferentes, ok, porém os que se dizem pertencentes a ambos os lados fazem a mesma coisa em seu julgamento dos outros. “Vc está daquele lado, então vc é feio, mau e bobo, e a culpa é sua”. E a multiplicidade de crenças, culturas e pessoas com suas n combinações psicológicas fica onde? Não seria isso que usamos para combater o preconceito e os estereótipos?

Cuidado com o fanatismo que pode estar nas suas crenças sem que perceba. O preconceito que você combate pode estar em suas próprias ações.

Anúncios

O que acha sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s